fbpx

Braskem e Toyota iniciam comercialização de bioplástico na Ásia

0
30 de setembro de 2008


A Braskem e a Toyota Tsusho, trading da Toyota Corporation, assinaram um acordo para a comercialização de polietileno verde, o bioplástico, na Ásia. A Braskem planeja iniciar a produção em escala industrial do polietileno verde com base no etanol de cana-de-açúcar, 100% renovável, em 2011. A empresa fez recentemente uma parceria com a Estrela no lançamento do jogo Banco Imobiliária Sustentável que utiliza peças plásticas derivadas de etanol de cana-de-açúcar (clique aqui para ler mais sobre o jogo).


O bioplástico de cana-de-açúcar contribui significativamente para a redução do efeito estufa e possui vantagens sobre outros plásticos de base vegetal conhecidos, o que tem impulsionado a demanda no mercado por este tipo de produto. “A sustentabilidade do plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar é um dos principais fatores que tornam este produto importante hoje e cada vez mais em um futuro próximo”, afirmou Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). “Enquanto os produtos de fontes fósseis agridem o ambiente, o polietileno verde favorece o combate ao efeito estufa”.


O polietileno verde tem as mesmas propriedades e características do plástico tradicional, o que possibilita utilizar os mesmos equipamentos de reciclagem disponíveis atualmente. Além disso, ele pode ser aplicado em vários produtos como garrafas, filmes, sacolas plásticas, caixas, artigos de higiene pessoal e doméstica e componentes automotivos.


A Braskem vai iniciar a construção de uma nova unidade industrial no Pólo de Triunfo (RS), que terá capacidade de produção anual de 200 mil toneladas das quais 50 mil serão destinadas ao mercado asiático. A planta produzirá polietileno de alta densidade (PEAD) e polietileno de baixa densidade linear (PEBDL) com base no etanol de cana-de-açúcar.


A Toyota Tsusho já é parceira da Braskem no programa de pesquisa e desenvolvimento de bioplásticos, que resultou no primeiro polietileno verde de matéria-prima 100% renovável certificado internacionalmente em 2007.


O bioplástico da Braskem será exibido na “BioJapan 2008”, evento relacionado com produtos renováveis que ocorrerá de 15 a 17 de outubro em Yokohama, no Japão.