fbpx

Reabertura de inscrições para leilão de energia de reserva pode atrair novas usinas

0
20 de maio de 2008

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) reabriu as inscrições para empreendimentos interessados em participar do leilão de energia de reserva, que ocorrerá em 30 de julho deste ano. Aos projetos inscritos anteriormente foi liberada a possibilidade de alteração das propostas.


“Uma justificativa possível para a reabertura é a de atrair novas usinas para participarem do leilão”, comentou Onorio Kitayama, consultor de bioeletricidade da UNICA.


A inclusão de novos geradores de energia pode ser efetuada no link http://www.epe.gov.br/EPEInscricaoLeilao.aspx. Para os que desejam realizar alterações nos projetos inicialmente cadastrados, o link é http://www.epe.gov.br/EPEFichaDeDadosTerm.aspx.


O prazo para os dois processos se estenderá até o dia 30 de maio, às 18 horas. O empreendedor que desejar promover algum tipo mudança no cadastro original, terá que protocolar um ofício com a descrição minuciosa das alterações feitas.
 
As novas resoluções, estabelecidas pela portaria 176/2008, do Ministério de Minas e Energia (MME), ocorrem após o presidente da EPE, Maurício Tolmasquin, anunciar, há quase duas semanas (08/05/08), o adiamento do leilão (leia mais) sob a justificativa de que os empreendimentos localizados em Goiás e Mato Grosso deveriam implementar ajustes para a interconexão.


Aneel disponibiliza minuta de chamada pública


Nesta segunda-feira (19/05/08), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou a minuta da Chamada Pública que autoriza potenciais empreendimentos a partilharem as Instalações de Transmissão, de uso das centrais de geração, para Conexão Compartilhada, mais conhecida com Instalações Coletoras de Geração (ICG).
 
Para mais informações, a minuta está disponível para consulta no site da Aneel (www.aneel.gov.br).