A Unica publicou um comunicado nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, além de outros 15 veículos que circulam no interior do Estado com a finalidade de informar a sociedade sobre o Protocolo Agroambiental. O texto informa que a indústria paulista produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade e o Governo do Estado de São Paulo estabeleceram um compromisso de antecipação dos prazos legais para o fim da colheita da cana-de-açúcar com o uso prévio do fogo nas áreas cultivadas pelas usinas.
O informe também cita que o acordo ?dispõe sobre outros temas de enorme relevância, como conservação do solo e dos recursos hídricos, proteção de matas ciliares, recuperação de nascentes, redução de emissões atmosféricas e cuidados no uso de defensivos agrícolas?.
A nota ainda diz que ?o setor sucroalcooleiro solicita encarecidamente que a população dos municípios canavieiros compreenda a necessidade deste período de transição para o novo modelo?. E termina: ?só assim poderemos manter o desenvolvimento regional, requalificar parte da mão-de-obra rural afetada pela redução da queima e gerar novos ganhos ambientais para a sociedade, seja no amplo uso de álcool combustível na frota de veículos, seja na produção de energia elétrica limpa e renovável a partir da biomassa da cana-de-açúcar?.